sábado, 13 de setembro de 2014

E qual será o próximo passo??

A educação passa por um processo de transformação, isso ocorre porque a sociedade também está passando por transformações. Uma vez que a escola está inserida na sociedade e a sociedade está contida na escola, uma influencia a outra.
Mudanças visíveis vêm ocorrendo e leis já foram criadas para garantir a inclusão de toda e qualquer criança na escola. Em relação aos surdos podemos citar que até mesmo os cursos de licenciatura oferecem  uma disciplina voltada à LIBRAS- Língua Brasileira de Sinais.
A inserção de tal “variedade” de alunos já causou muita polêmica. Na maior parte das vezes os professores que lecionam não se sentem capazes de trabalhar com alunos surdos, ou ampliando essa questão: para os mais variados tipos de deficiência.
As consequências de uma má qualificação profissional e de um sistema de ensino com estrutura precária unindo-se à intolerância às diferenças, de modo geral entre as pessoas, gera uma série de problemas e o que deveria incluir, exclui cada vez mais.
Ainda assim, se negarmos o direito desses alunos que formam a diversidade de frequentar o ensino regular, estaremos fortificando o pré-conceito e violando algo que já foi conquistado em lei: Direitos Humanos, Constituição Federal do Brasil, Lei de Salamanca, etc. Parece contraditório, mas o que brasileiros e brasileiras precisam é seguir em direção ao próximo passo. E qual será o próximo passo? Fazer valer a lei.
Para que os professores participem dessa luta, eles também precisam ampliar o horizonte e não regredir à ideias passadas e achar que a escola deveria ser privilégio de poucos!


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